Normas de Higiene Ocupacional

NHO 01 - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruido

Esta Norma Técnica tem por objetivo estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional ao ruído, que implique risco potencial de surdez ocupacional.

NHO 02 - Análise Qualitativa de Fração Volatil

Esta norma estabelece procedimento padronizado para análise qualitativa da fração volátil de colas, tintas e vernizes à base de solventes, em especial os componentes mais tóxicos e mais comuns.

NHO 03 - Análise Gravimétrica de Aerodispersóides

Este método de ensaio estabelece um procedimento padronizado para análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana, com a finalidade de determinar a massa de poeira coletada do ar de um ambiente de trabalho.

NHO 04 - Metódo de Coleta e Análise de Fibras

Esta Norma prescreve um método padronizado de coleta e análise de fibras, incluindo todos os tipos de amianto/asbesto, fibras vítreas (MMVF – Man Mineral Vitreous Fibers) e fibras cerâmicas.

NHO 05 - Avaliação da Exposição Ocupacional aos RX

Esta Norma estabelece procedimentos para a realização de levantamento radiométrico das salas de equipamentos emissores de raios X diagnóstico e para a medição da radiação de fuga do cabeçote desses equipamentos.

NHO 06 - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor

Esta Norma Técnica tem por objetivo o estabelecimento de critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional ao calor que implique sobrecarga térmica ao trabalhador.

NHO 07 - Calibração de Bombas de Amostragem

Esta norma estabelece um procedimento padronizado de calibração da vazão de bombas de amostragem individual, por meio do método da bolha de sabão.

NHO 08 - Coleta de Material Partículado Sólido

Esta norma estabelece um procedimento padronizado para coleta de material particulado sólido em fi ltros de membrana com a fi nalidade de obter amostras representativas das partículas suspensas no ar dos ambientes de trabalho.

NHO 09 - Avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro

Esta norma técnica tem por objetivo estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro (VCI) que implique possibilidade de ocorrência de problemas diversos à saúde do trabalhador.

NHO 10 - Avaliação da exposição ocupacional a mãos e braços

Esta norma técnica tem por objetivo estabelecer critérios e procedimentos para avaliação da exposição ocupacional a vibrações em mãos e braços que implique risco à saúde do trabalhador.